facebook-domain-verification=t084c3f1fqzm2eoc3kuoalfyn0p4k3 Quem somos? | A Banca | Produtora social cultural
top of page

QUEM SOMOS

Mapa do distrito Jardim Ângela

Somos a A Banca, um negócio social que acredita na força e potência que existe na periferia. Realizamos projetos, fazemos negócios com propósito social, fomentamos o ecossistema da música, cultura Hip Hop e do empreendedorismo social da periferia. Temos paixão pelo que fazemos e sempre trazemos nossos sonhos e lutas como premissa para ações dentro e fora da periferia.

Nascida em 1999 como movimento juvenil para fazer eventos de Hip Hop para sobreviver a dura realidade local onde o Jardim Ângela era o lugar mais violento do mundo segundo a ONU, em 2008 tornou-se uma empresa sem fins lucrativos após o processo de aceleração da ARTEMISIA. Já desenvolveu projetos culturais sociais de impacto social positivo com o governo Municipal do Estado e Federal inclusive projetos de leis de incentivo como a Lei Rouanet e ProAC Editais e vem sendo referência na conexão entre escolas publicas e particulares.

O grande diferencial da A Banca é que além de trabalhar a cultura e a música como educação, é colocado em prática o exercício de cidadania organizando, discutindo e conectando os jovens das periferias com outros atores da sociedade, sendo um momento de reflexão e conhecimento do que acontece ao seu redor, com discussões compartilhadas dando ao jovem total liberdade de expressão e sentimento de participar de algo positivo onde as pessoas escutam umas a outras. Tem a proposta de aprofundar questões como: saúde, meio ambiente, desarmamento, educação juvenil, moradia, quebra das barreiras sociais, empreendedorismo juvenil, fomento ao empreendedorismo cultural, transporte público, entre outros.

Missão

Nossa Missão é provocar pessoas e quebradas de diferentes realidades e condições sociais colaborando para uma mudança de perspectiva na sociedade e a diminuição das barreiras sociais.

 

Princípios


  • Fomentar o empreendedorismo social da periferia;


  • Promover a música e a cultura Hip Hop como potencial de transformação;


  • Promover impacto social positivo na sociedade;


  • Diminuir as barreiras sociais e econômicas;


  • Compromisso com a diversidade de raça e gênero;


  • Não perder o foco e disciplina;


  • Honestidade;


  • Fazer valer nossos sonhos;


  • Estimular o protagonismo das periferias;


  • Estar aberta a novas aprendizagens;


  • Respeito pelo ser humano e a natureza;

  • Cuidado com a saúde mental.

Visão

Ser uma organização com ações e parcerias estratégicas que proporcione o fomento das potencialidades que existe nas periferias da América do Norte, Latina e África.

 

Valores

Troca de conhecimentos, respeito, humildade, acreditar no sonho, vivenciar, força de vontade, acreditar no protagonismo juvenil, foco e comprometimento no impacto social positivo para as pessoas, promover o olhar do coração, conectar-se com diferentes realidades, valorizar os conhecimentos populares e saberes periféricos e cruzar educação tradicional com educação e conhecimentos periféricos.

Nossas Referências

Artemisia, FGV/cenn, Vox Capital, Geekie, Muhammad Yunus, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Paulo Freire, Mário Sérgio Cortella, Literatura Marginal, Vivências na quebrada, Hip Hop, Feira Preta – Adriana Barbosa, Boogie Naipe – Eliane Dias, LAB Fantasma, Zero Neutro, Alto do Zé do Pinho, CUFA, Afroreggae, Bob Marley, Sérgio Vaz ( Cooperifa), Ferréz (1 Da SUL), Poesia Samba Soul, Literatura Marginal

bottom of page